terça-feira, 8 de abril de 2008

UM PEQUENO HISTÓRICO

Pólvora e Poesia é um espetáculo teatral que leva aos palcos a vida de dois dos maiores poetas de todos os tempos: ARTHUR RIMBAUD e PAUL VERLAINE.

Rimbaud era um jovem poeta desconhecido e Verlaine, um artista já renomado.
O encontro de Rimbaud e Verlaine acontece mediante a troca de cartas que o jovem mandava para seu admirável poeta. Entusiasmado com os versos do jovem poeta, Verlaine convida Rimbaud para morar em Paris, juntamente com sua mulher, Mathilde. Inicia-se, então, uma grande cumplicidade entre os dois artistas que, aos poucos, transforma-se em algo muito maior, e uma paixão intensa explode entre eles. Dividido entre seu casamento, um filho prestes a nascer e o mundo totalmente novo que Rimbaud lhe apresenta, Verlaine passa por crises profundas, até entregar-se totalmente a esse amor.

Rimbaud era boêmio e tinha uma vida desregrada, Verlaine era casado e fazia parte da elite intelectual francesa. As diferenças pouco importavam para eles.
Apaixonam-se e vivem uma paixão explosiva. Verlaine (então um poeta Parnasiano) muda o seu estilo de escrever, mas não consegue romper definitivamente com as regras sociais. Desesperado, após uma briga, acaba atirando em Rimbaud e sendo condenado a dois anos de prisão. Rimbaud, por sua vez, viaja por vários países da Europa e se muda para a África onde termina sua vida contrabandeando armas.

Nenhum comentário: